Um dos grandes responsáveis pela explosão de tráfego de vídeo na Internet no último ano (principalmente por sua característica demanda de upstream), o serviço de streaming de vídeo de partidas de games Twitch ganhará uma versão móvel. A primeira transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 17, com o lançamento da função para o jogo Asphat 8: Airbone, da produtora Gameloft, para iOS. A empresa fará um broadcast de 24 horas durante o evento Game Developers Conference (GDC), que acontece em São Francisco nesta semana.

A função permitirá não apenas transmitir a tela do game em tempo real, mas poderá incluir voz e vídeo do jogador usando o microfone e a câmera frontal do iPad ou iPhone. O recurso ainda exibirá uma janela para monitorar o bate-papo dos usuários que estejam assistindo à transmissão. O streaming poderá ser arquivado na nuvem e será possível assistir aos broadcasts de outros jogadores a partir do próprio game.

O serviço estará disponível em uma atualização do Asphalt 8 que deverá chegar à AppStore “em breve”, segundo comunicado conjunto do Twitch com a Gameloft. A função está atualmente “otimizada para iPhone 5S, iPad Air e iPad Mini com tela Retina”, o que significa que apenas essas últimas versões de dispositivos da Apple terão todas as capacidades em pleno funcionamento. 

O Twitch é um dos principais serviços integrados na nova geração de consoles PlayStation 4 e Xbox One e deverá fazer com que a proporção de vídeo no tráfego total da Internet cresça de 70% para 90% nos próximos dois anos. O kit para desenvolvimento de software (SDK) para iOS e Android está disponível desde o dia 5 de março.