A fabricante de jogos eletrônicos Nintendo lançou nesta quinta-feira, 17, o seu primeiro jogo para dispositivos móveis, o Miitomo (iOS e Android). O novo game é uma espécie de rede social, na qual as pessoas criam personagens (avatares) para interagir com outros usuários conectados à plataforma.

A entrada da fabricante no mundo mobile foi confirmada em outubro do ano passado, quando a companhia apresentou pela primeira vez o game social. O desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis foi enfatizada na carta aos acionistas escrita por Tatsumi Kimishima, presidente da Nintendo.

O usuário pode criar seu avatar do zero, usar uma imagem da câmera do smartphone, adicionar voz e personalidade, além de exportá-los para consoles Nintendo 3DS ou Wii U por meio de QR Code dentro do game. Após registro, os usuários respondem a questões gerais e completam tarefas diárias para subir de nível.

Lançado inicialmente no Japão, Miitomo deve ser liberado para download em 16 países em breve, informa a empresa. São eles: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Espanha, Itália, Holanda Rússia, Austrália e Nova Zelândia.  A companhia não descarta lançar o app em outros países fora desta lista inicial.

Embora não exista sinal do famoso personagem da Nintendo na rede social, os primeiros usuários que aderirem ao aplicativo vão ganhar o boné do Mario. Os usuários podem conectar o app ao Facebook ou Twitter.