O Banco Central mantém firme sua disposição de lançar em novembro o serviço de pagamentos instantâneos do Brasil, batizado como PIX. O produto depende ainda de uma série de testes, de processos de homologação e da publicação de alguns regulamentos. A autarquia enviou comunicado informando algumas das medidas que está tomando, em razão da epidemia do novo coronavírus, para que não haja atraso nesse cronograma:

Diante da pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), o Banco Central (BC) informa que está alerta para garantir a segurança e a preservação da saúde de seus colaboradores ao tempo que está envidando todos os esforços para garantir o normal andamento de suas atividades.

Nesse sentido, o BC adotou inúmeras medidas, tais como: antecipação da campanha de vacinação, intensificação da limpeza, ampla orientação aos colaboradores quanto às medidas preventivas, adiamento de visitas de delegações estrangeiras, restrições de acesso aos prédios do BC, redistribuição de equipamentos para viabilizar trabalho remoto, substituição de reuniões presenciais por vídeo ou teleconferência, entre outras.

No que diz respeito às atividades relacionadas ao PIX, reafirmamos nosso total compromisso e informamos que estamos implementando as medidas necessárias para garantir que o cronograma previsto seja executado sem impactos aos marcos estabelecidos.