O Bradesco planeja expandir a oferta de assinatura digital de clientes em contratos de crédito imobiliário. Ativa na cidade de São Paulo desde fevereiro deste ano, a solução que permite ao consumidor assinar o contrato na comodidade de sua casa ou no escritório será ampliado para o resto do estado no final de abril e para os demais estados a partir de maio.

O serviço permite colher todas as assinaturas digitais para registro da transferência de titularidade do imóvel. Com a solução, o banco espera reduzir em 65% o tempo desse registro de transferência, que leva em média 28 dias na capital paulista.

Para fazer a assinatura digital, o usuário deve ter um dos apps exclusivos (nome não foi revelado) e o cartório que lavrará o contrato precisa estar ligado à Plataforma de Registro Eletrônico. Por meio deste app, o consumidor ainda poderá pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis) e a taxa do cartório.

Em 2021, o crédito imobiliário representou 9,5% da carteira de crédito do Bradesco, com R$ 77,5 bilhões, aumento de 31% ante 2020. Ou seja, o produto é o quarto principal em crédito no banco, atrás de crédito pessoal consignado, grandes empresas e PMEs.

Importante dizer que o banco tem um serviço similar de assinatura digital de financiamento na linha de automóveis.