Tembici

Maurício Villar, COO e cofundador da Tembici (crédito: divulgação)

A Tembici terminou o ano de 2021 com um aumento de 40% em seu faturamento comparado com 2020, um movimento puxado pela retomada da economia e aumento do uso de bicicletas em B2C e B2B com o iFood Pedal, o projeto que aluga bicicletas elétricas e convencionais para entregadores da plataforma de delivery no Brasil.

Em 2022, a companhia pretende seguir na rota de crescimento e dobrar a receita anual.

“A tecnologia do sistema da Tembici e um robusto trabalho logístico garantem uma margem saudável para que sempre tenham bikes disponíveis aos usuários. Sendo assim, mesmo com a retomada do uso e crescimento da cicloentrega durante a pandemia, ainda temos um sistema que atende a essas duas demandas, fortalecendo a estratégia de bikes compartilhadas”, disse Maurício Villar, COO e cofundador da Tembici, em resposta a Mobile Time.

Operacional

Com o iFood Pedal, a Tembici registrou 2 milhões de pedidos em 2021 e mais de 15 mil entregadores cadastrados em sua frente B2B no Brasil. Para este ano, a expectativa é oferecer 2,5 mil bicicletas elétricas em todo o País. No B2C, a receita com aluguel de bicicletas cresceu três vezes entre janeiro de 2020 e janeiro de 2022 e respondeu por 55% do total dos ganhos no período. Até o final de 2022, a meta é chegar a 70%.

“Com o sistema de bicicletas compartilhadas, quanto mais um mesmo modal for utilizado por usuários distintos, mais eficiente é o serviço. Sendo assim, vemos que em muitos casos a bike é utilizada ao longo do dia para diversas finalidades, transitando entre deslocamentos e last mile delivery”, completou o COO.

Somando B2C e B2B, a Tembici registrou 25% de aumento de consumidores usando sua plataforma entre 2020 e 2021.

Expansão

Em lucro, a empresa obteve um incremento de 70% na comparação ano a ano. Além disso, a Tembici angariou US$ 80 milhões em uma rodada da série C em setembro de 2021. O crescimento deu margem para a empresa continuar com sua expansão internacional e investir R$ 53 milhões para chegar ao mercado colombiano com seu sistema de bicicletas.

A Tembici projeta disponibilizar 3,3 mil bicicletas – 1,65 mil delas elétricas – em 300 estações na capital Bogotá. Além da Colômbia, a empresa tem presença em Santiago, Chile, e Buenos Aires, Argentina.