O Google deve lançar em breve um cartão físico e com versão virtual de débito. Segundo o site Tech Crunch, o produto estaria em fase de testes. O cartão do Google estaria vinculado a uma conta corrente associada e ambos permitirão que os usuários realizem compras presenciais, via celular ou na web. Ele se conecta a um aplicativo do Google com novos recursos que permitem ao usuário monitorar facilmente as compras, verificar seu saldo ou bloquear a conta. O cartão será associado a diferentes parceiros bancários, incluindo Citi e Stanford Federal Credit Union.

Atualmente, o Google Pay permite apenas pagamentos on-line e ponto a ponto conectando um cartão de pagamento emitido tradicionalmente. Um “Google Pay Card” expandiria os casos de uso do aplicativo, além de concorrer diretamente com a Apple e seu cartão de crédito.

O Google enviou um comunicado ao TechCrunch que confirma que a empresa está explorando formas de parcerias com bancos e cooperativas de crédito nos Estados Unidos para oferecer contas correntes inteligentes por meio do Google Pay, “ajudando seus clientes a se beneficiarem de insights úteis e ferramentas de orçamento, mantendo seu dinheiro em uma conta segurada pelo FDIC ou NCUA. Nossos principais parceiros hoje são o Citi e a Stanford Federal Credit Union, e esperamos compartilhar mais detalhes nos próximos meses”.

A imagem divulgada por uma fonte ao TechCrunch indica que a bandeira, inicialmente, seria da Visa. Os usuários podem adicionar dinheiro ou transferir fundos de sua conta do aplicativo do Google, que provavelmente será o Google Pay, e usar uma impressão digital e um PIN para segurança da conta.

De acordo com a empresa de pesquisa Bernstein, o Apple Pay responde por 5% das transações globais de cartões e deve atingir 10% em 2025. Os números demonstram o gigantesco mercado que o Google está buscando.