pagamentos instantâneos; NFC

De todas as transações presenciais com cartões Visa no Brasil, 33% foram por meio de pagamento por aproximação (NFC) no primeiro trimestre de 2022. E, enquanto a modalidade ganha tração, os índices de fraudes em pagamentos com a tecnologia sem contato caíram 37% ano contra ano. Os dados são da bandeira de cartões.

A empresa usa o Rio de Janeiro como um case global sobre o NFC em transporte público, uma vez que a tecnologia está presente para o pagamento no metrô, nas barcas, trens, ônibus e, inclusive, em pedágios. No estado, o volume de transações Visa com o pagamento por aproximação quintuplicou na comparação do 1T22 com os mesmos meses de 2021. Atualmente, uma em cada três transações com cartões Visa realizadas no Estado é por aproximação.

Projeto de Lei

Vale lembrar que a Alerj aprovou na semana passada o Projeto de Lei 5.083/21, que restringe o pagamento por aproximação no Estado fluminense.

O texto prevê que os bancos consultem os consumidores antes de emitirem cartões de crédito ou débito com a tecnologia NFC. A emissão passa a depender de uma autorização por escrito ou por meio eletrônico por parte do consumidor.

O PL também determina que os emissores ofereçam ao consumidor a opção de receberem notificações para essas transações e a opção de confirmar cada pagamento por aproximação através do app.

No momento, o PL está na mesa do governador Claudio Castro para ser sancionado ou vetado. De acordo com a assessoria do governo, o texto está em análise.