As taxas de instalação, registro e conclusão de compra – métricas usadas pela área de marketing mobile para analisar custo de compra de mídia móvel – entre os usuários móveis brasileiros em apps de e-commerce estão mais baratas que a média da América Latina. De acordo com estudo da Liftoff com a Adjust divulgado nesta quarta-feira, 17, o custo de instalação por usuário no Brasil é US$ 1,14, 16% mais barato que o US$ 1,36 da região latino-americana.

Em registro, o Brasil é 33% menos custoso que a média da América Latina, com valor de US$ 3,24 ante US$ 4,74 da média regional. A taxa de conclusão de compra, por sua vez, está em US$ 14, 36% menor que os US$ 21,7 da América Latina. Como resultado, a taxa de conversão de clientes brasileiros é dois pontos percentuais superior àquela da América Latina, 8% versus 6%.

Em taxa de retenção de usuários de apps, a média brasileira é similar ao resto da América Latina: 29% dos consumidores não desinstalam o aplicativo no primeiro dia; 22% no segundo dia; 18% no sétimo dia; 12% depois de duas semanas; e 5% depois de um mês.

Por região

O estudo global feito com 129 apps de comércio eletrônico, 53 bilhões de impressões, 558 milhões de cliques, 10 milhões de instalações e 2 milhões de eventos inéditos também traz informações por regiões continentais. Nelas se destacam custo por instalação e taxa de retenção do cliente no aplicativo.

A América Latina é a região com o menor custo por instalação de apps de comércio eletrônico, com US$ 1,36 por install, uma queda de 60% ante os US$ 3,40 do ano anterior. Embora o CPI esteja mais baixo que a Ásia-Pacífico (US$ 2,58), EMEA (US$ 2,22) e América do Norte (US$ 4,41), a análise da Liftoff do mês de abril indica que as taxas de engajamento para compras estão estagnadas em 10%.

Na retenção de usuários nos apps, o patamar entre todas as regiões é similar. Não varia mais do que 2 pontos percentuais em cada etapa da jornada. Mas o principal destaque é a América Latina, que mantém altas taxas de retenção até duas semanas depois da instalação. Depois de um mês, a EMEA é a que mais retém usuários, com 7%.

A pior região em manutenção de usuário com o app em seu celular é a Ásia-Pacífico. De acordo com a análise, há uma diferença menor de até cinco pontos percentuais em sete dias após a instalação para o segundo pior colocado, a América do Norte, de 16% para 11% de retenção.