Segundo um estudo mundial realizado pela Appcelerator e pelo IDC, desenvolvedores móveis esperam trabalhar mais com aplicativos corporativos voltados para funcionários e negócios (B2E e B2B) do que com apps para consumidores (B2C). No final de 2010, 29,3% dos respondentes da pesquisa esperavam desenvolver apps B2B e B2E, enquanto no segundo trimestre de 2013 essa taxa cresceu para 42,7%. E 63% dos desenvolvedores relataram um aumento na demanda por apps corporativos.

Em 2010, a taxa dos entrevistados que planejavam desenvolver apps para o consumidor final era de 70,7%, porcentagem que diminuiu para 57,2% neste ano.

Quando perguntados sobre qual formato emergente os entrevistados gostariam de desenvolver, o Google Glass foi apontado por quase a mesma porcentagem das Smart TVs (16%), mesmo não estando disponível para o mercado de massa.

Outros destaques do estudo mostram que os desenvolvedores esperam trabalhar com tablets tanto quanto com smartphones. 81,3% dos respondentes citaram o tablet, contra 84% para smartphones.

Em relação aos sistemas operacionais, a pesquisa revelou que além do interesse quase igual em desenvolver para iOS e Android, os entrevistados têm interesse em trabalhar com mais de duas plataformas, o que deixa espaço para um terceiro sistema, ainda não definido pelo mercado.

A pesquisa foi realizada com 6.046 desenvolvedores de 18 a 22 de abril de 2013.