O Twitter informou que 130 contas foram alvo do ataque cibernético realizado na última quarta-feira, 15. De acordo com publicação do perfil Twitter Support na rede social nesta sexta-feira, 17, o hacker – de algum modo – conseguiu acesso às contas e pôde controlas e enviar tweets.

Agora, a rede social trabalha com os donos dessas contas para entender o que aconteceu, além de analisar se dados pessoais dessas contas foram comprometidos. Além disso, a sessão do Twitter Data, que permite ver os dados de alcance de um tweet, segue desativada para todos os usuários durante a análise da companhia.

“Estamos tomando passos agressivos para assegurar os nossos sistemas enquanto investigamos o caso”, informou a companhia.

Vale lembrar, a ação tomou as contas de celebridades como Bill Gates, Warren Buffett, Jeff Bezos, Barack Obama e Joe Biden, além de marcas como Uber e Apple. Com o Twitter dessas pessoas sob domínio, o criminoso pedia que o público doasse para uma conta de Bitcoin com a promessa de que receberia em dobro. Ao menos US$ 157 mil chegaram a ser depositados na carteira sugerida.

Na quinta-feira, 16, a Kaspersky revelou que bloqueou 200 domínios falsos (URLs) durante a campanha criminosa para proteger seus usuários. Esses links foram preparados pelo responsável da campanha, afirmou a empresa de segurança.