Um adolescente norte-americano de 17 anos foi preso pela polícia de Tampa, Flórida, sob a acusação de ser o mentor do hackeamento e vazamento de dados de contas verificadas no Twitter do último dia 15 de julho. De acordo com o site da procuradoria-estadual da Flórida do 13º circuito judicial, o jovem Graham Clark foi preso às 6h30 desta sexta-feira, 31, hora local.

Ainda participaram da prisão o FBI de São Francisco, a divisão de crime cibernético do fisco (IRS), a procuradoria estadual da Flórida, a procuradoria estadual do Norte da Califórnia, o xerifado do Condado de Santa Clara, o departamento de segurança pública da Flórida, a divisão de crimes internacionais da Flórida, a Autoridade Central de Crimes Nacionais do Reino Unido e o serviço secreto dos EUA – que protege o ex-presidente Obama e o ex vice-presidente e candidato pelo partido democrata à presidência Joe Biden, ambos vítimas do ataque digital na rede social.

De acordo com o procurador Andrew Warren, Clark teria invadido as contas de celebridades no Twitter com intuito de fazer um esquema para coletar fundos via Bitcoin. Clark teria obtido mais de US$ 100 mil em Bitcoins em apenas um dia.

Ao todo, Clark foi acusado de 30 crimes, sendo: uma fraude organizada; 17 fraudes de comunicação; uso de informações pessoais de mais de 30 pessoas ou com golpe/prejuízo de acima de US$ 100 mil; uso de informação pessoal e acesso a computador sem supervisão.

Nota-se que o site da procuradoria estadual caiu e ficou fora do ar após a divulgação da prisão do hacker.

Mais dois presos

Em uma atualização, o site da procuradoria do Norte da Califónia confirmou mais dois presos nesta sexta-feira, 31, ligados ao crime. Nesse caso, os dois são maiores de idade. Um é o britânico Mason Sheppard, vulgo Chaweon, de 19 anos; e a outra pessoa é Nima Fazeli, vulgo Rolex, de 22 anos. Sheppard foi acusado de conspiração por cometer fraude, lavagem de dinheiro e intenção de acessar um computador protegido. E em Fazeli recaem as acusações de ajudar e incentivar o hackeamento.

Sheppard e Fazeli foram processados pela procuradoria estadual da Califórnia. Por sua vez, o menor de idade Clark será processado pelo 13º distrito da Flórida.