O Google atualizou seu aplicativo de pagamentos móveis, o Google Wallet, para os usuários dos Estados Unidos. Como maior novidade, eles poderão enviar dinheiro para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade no país que tenha um endereço de e-mail. A transação é gratuita se o dinheiro for enviado diretamente da conta bancária ou do Google Wallet Balance. Se feita do cartão de crédito ou débito, é cobrado 2,9% por transação.

Quem começar a usar esse serviço, terá acesso prévio a um outro recurso que está sendo implantado aos poucos nos Estados Unidos: o envio de dinheiro pelo Gmail, que permite que o usuário faça transações da mesma forma que anexa arquivos em um e-mail. A pessoa que recebe a quantia não precisa ter uma conta no Google, e as transações também são gratuitas no caso do envio direto da conta bancária e da conta do Google Wallet.

Outra novidade do aplicativo é a junção de todos os cartões de fidelidade na ferramenta. O usuário pode adicionar cartões escaneando o código de barras ou digitando o número do cartão no aplicativo. Quando for à loja, pode juntar pontos apenas escaneando o app na hora do checkout. Não são todas as lojas que já conseguem acompanhar o recurso, mas o Google está fazendo parcerias com diversas empresas com programas de fidelidade. O Google Wallet também começa a juntar as ofertas encontradas pela busca do Google, no Google Maps, Google + ou Google Offers. Elas ficam visíveis na carteira eletrônica e podem ser utilizadas pelo aplicativo na hora do checkout nas lojas, da mesma forma que é feita a leitura dos cartões de fidelidade.

O app está disponível para smartphones com Android 2.3 ou superior. Por enquanto, fora dos Estados Unidos, é possível apenas fazer compras na loja de aplicativos e em lojas online.