Google Wallet

Google Wallet. Foto: divulgação

O Google traz de volta a sua carteira digital, a Google Wallet. Ela substituirá a API do Google Pay em 39 mercados. Durante o evento Google I/O, que começou nesta quarta-feira, 11, e vai até amanhã, a empresa mostrou que a wallet não trará apenas dados de cartões de pagamento, mas também carteiras como a de estudante, motorista, identidade,  vacinação e até passe da Disney, ingressos, cartões de embarque e de fidelidade. O aplicativo também estará disponível para Wear Os, o sistema operacional de relógios inteligentes. Com a volta da carteira, a Google Pay API muda de nome para Google Wallet.

A API Google Pay for Passes era compatível com sete tipos de passes: ofertas, cartões de fidelidade, vales-presente, ingressos para eventos, cartões de embarque, bilhetes de transporte público e cartões de vacina. Com a mudança para Google Wallet, o aplicativo poderá receber outros passes de outras categorias, como cartões de seguro.

Para poder receber todos esses documentos, Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, disse que a empresa está trabalhando com governos dos Estados Unidos e de outros países para levar primeiramente a carteira de motorista para a Google Wallet até o final do ano.

Atualmente, o Google Pay está disponível em 42 mercados. Como em 39 deles o Google Pay ainda é principalmente uma carteira, esses usuários simplesmente verão a atualização do aplicativo Google Pay para o novo aplicativo Google Wallet. Mas, nos EUA e em Cingapura, o Google Pay continuará sendo o aplicativo focado em pagamentos, enquanto o aplicativo Wallet existirá em paralelo para se concentrar no armazenamento de seus cartões digitais. Enquanto isso, na Índia, o Google diz que “as pessoas continuarão usando o aplicativo Google Pay com o qual estão familiarizadas hoje”.