A loja de aplicativos da Amazon começou a aceitar pagamentos com cobrança na conta telefônica, o chamado carrier billing. A novidade está disponível inicialmente apenas para os clientes da operadora O2 na Alemanha, mas deverá ser expandida em breve para outros mercados. Vale lembrar que a O2 pertence à espanhola Telefonica, então não seria de se estranhar se outras teles do grupo sejam as próximas a aderir à essa modalidade de pagamento.

Com o carrier billing, os usuários podem comprar apps na loja ou bens virtuais dentro dos aplicativos instalados (compras in-app) e pagar depois na conta telefônica ou através do desconto de créditos pré-pagos. A integração está sendo feita pela empresa de pagamentos móveis Bango. A operadora parceira, neste caso, fica com uma parte da receita, por fornecer o acesso à sua plataforma de billing.

O carrier billing é visto como uma solução para lojas de aplicativos e desenvolvedores móveis em países emergentes, onde uma parte significativa da base de usuários não possui cartão de crédito.