Demonstração da realidade aumentada durante o lançamento dos novos iPhones

A partir desta segunda-feira, 17, a Apple disponibilizou para seus usuários o iOS 12. Nele, a última versão do sistema operacional da empresa traz novidades, como os Memojis, atalhos da Siri, recursos em realidade aumentada, além de ferramentas para diminuir o tempo de tela do usuário e acelerar a performance do smartphone.

O novo iOS traz melhorias de desempenho em todo o sistema, e é compatível a partir do iPhone 5S, de 2013, ou seja, conseguiu dar suporte a um handset de cinco anos de idade.

De acordo com a empresa californiana, a abertura da câmera está 70% mais veloz, o teclado aparece até 50% mais rápido e a digitação é mais responsiva. Quando há muita coisa acontecendo no sistema, os aplicativos podem ser lançados até duas vezes mais rápido.

Realidade Aumentada

Detecção de objetos mais dinâmica e rastreamento de imagens são os destaques da empresa para a realidade aumentada. Com experiências de AR compartilhadas, várias pessoas podem jogar o mesmo jogo ou colaborar em projetos como reformas domésticas ou trabalhos escolares. A AR persistente altera a maneira como as pessoas interagem com esses aplicativos, criando oportunidades para deixar objetos virtuais no mundo real aos quais os usuários podem retornar a eles. A realidade aumentada no iOS 12 tem suporte para detecção e rastreamento de imagens, possibilitando a detecção de objetos 3D e a aplicação automática de reflexos. Os arquivos de AR, agora, podem ser visualizados praticamente em qualquer lugar no iOS, incluindo aplicativos como Mensagens, Safari, Mail, Arquivos e Notícias.

Atalhos Siri

Com o iOS 12, a partir de agora, qualquer aplicativo poderá trabalhar com Siri, o assistente pessoal da Apple. A Siri aprende rotinas de usuários e fornece sugestões no momento certo. Os usuários também podem usar sua voz para executar qualquer atalho, facilitando ainda mais o uso de seus aplicativos favoritos. O novo app Atalhos possibilita que usuários criem atalhos personalizados para acelerar tarefas frequentes. Alguns aplicativos já contam com o recurso, como o Kayak e Hotels.com.

Privacidade e segurança

No Safari, a Prevenção de Rastreamento Inteligente aprimorada ajuda a bloquear os botões de mídia social “Curtir” ou “Compartilhar” e os widgets de comentários a partir do rastreamento de usuários sem permissão. O Safari também apresenta informações simplificadas do sistema quando os usuários navegam na web, dificultando o rastreamento deles com base na configuração do sistema. O Safari agora cria, preenche e armazena automaticamente senhas fortes quando os usuários fazem novas contas online e sinalizam senhas reutilizadas.

Memoji

Os novos recursos fazem a comunicação com amigos e familiares do iPhone X, iPhone Xr, iPhone Xs e iPhone Xs Max mais expressiva com o novo Animoji e personagens de Memoji personalizados. As pessoas podem criar Memojis diretamente nas Mensagens, escolhendo entre um conjunto de características para formar uma personalidade única. O conjunto existente de Animoji também se expande com fantasma, coala, tigre e T. Rex.

Controle do tempo de tela

O novo recurso fornece aos usuários informações e ferramentas detalhadas para ajudá-los a gerenciar o quanto gastaram em aplicativos e sites. Relatórios de atividades diários e semanais mostram o tempo total gasto em aplicativos individuais, o uso por categorias de aplicativos, quantas notificações são recebidas e com que frequência o iPhone ou o iPad é selecionado. Agora, é possível especificar um limite de tempo em apps, e uma notificação aparece, avisando quando o tempo está prestes a expirar.

O Tempo de tela também permite que os pais acessem o Relatório de atividades de seus filhos diretamente nos dispositivos iOS usando o Compartilhamento Familiar no iCloud e possibilita que eles programem horários para limitar quando o dispositivo iOS de uma criança pode ser usado.

Não perturbe

Os novos modos em Não Perturbe terminam automaticamente com base em um horário, em uma localização ou ação especificados. Já na hora de dormir, o display escurece e as notificações são escondidas na tela de bloqueio até o dia seguinte, ajudando as pessoas a dormirem melhor.

Usuários podem escolher mais opções de como as notificações são entregues. Os usuários podem gerenciar instantaneamente as notificações para serem entregues silenciosamente ou desligadas completamente, além do que, agora, é possível gerenciar várias notificações de uma só vez.