Assim como a Volvo fez algumas semanas atrás, a BMW também apresentou sua visão de futuro de seus carros com o utilitário BMW iNext. No veículo, o destaque é a inclusão da Shy Tech, solução de inteligência artificial que engloba assistente pessoal, materiais inteligentes e projeção inteligente.

Assistente pessoal

Na assistente pessoal, a ideia da montadora é conectar o motorista. Nela, o usuário controla por voz – ao falar “Ei BMW” – de dentro do seu carro, dispositivos inteligentes de sua casa. É possível, por exemplo, fechar as janelas ou ligar o ar-condicionado.

Volante retrátil

A montadora terá um modo de direção que permitirá interação entre motorista e passageiros, como se estivessem em uma sala de estar. É o modo “ease” (facilidade, na tradução para o português), no qual o volante retrai um pouco, dando mais espaço para conversas no veículo.

Tecido inteligente

O sistema infoentretenimento do carro também poderá dar dicas de locais para serem explorados. Já o uso de tecidos inteligentes dentro do carro permite controlar funções, como pedir para tocar música ao fazer o símbolo de uma nota em sua superfície do automóvel.

Por fim, a função de projeção inteligente permitirá que o motorista controle as funções e o consumo de vídeos, músicas e textos no carro não apenas em telas, mas também em superfícies como madeiras e tecido do automóvel, pois sua projeção permitirá interação touch. Com isso, a BMW ressalta que o uso de telas poderá ser eliminado.

Vale lembrar, o BMW iNext chegará ao mercado apenas em 2021.