Veículo BMW iX M60 (crédito: BMW/divulgação)

Com 70 mil carros da BMW e da MINI com conectividade LTE gratuita rodando no Brasil, a BMW quer transformar seus veículos em plataformas de serviços para seus usuários. É o que explica Emílio Paganoni, gerente sênior de treinamento da montadora no Brasil, em conversa recente com Mobile Time. 

“Antes, o carro era só hardware. Hoje ele é conectividade móvel. Cada carro é uma plataforma de serviços, por isso oferecemos a conectividade. Fazemos um trabalho de integração dos nossos usuários com produtos digitais. Um exemplo: o BMW iX M60 não tem mais botões. O motorista fala com o carro”, diz Paganoni, ao lembrar que este veículo está pronto para o 5G, inclusive já usa a quinta geração na Europa. 

Batizada de Connected Drive, a plataforma de conectividade da BMW permite ao usuário acessar plataformas, como Apple CarPlay, Android Auto, Spotify; além de notícias, trânsito em tempo real e a atualização de software em tempo real. Também tem os apps My BMW (Android, iOS) e o Mini (Android, iOS), que ajuda a monitorar a ‘saúde do carro’ por telemetria. 

Em média, por veículo, os usuários consumiram 80 MB de dados em fevereiro deste ano, o dobro do mesmo período um ano antes. O executivo afirma que todos os usuários utilizam a conectividade, sendo que alguns usam mais e outros menos. O gerente da montadora explica que os motoristas do MINI são mais “descolados” e utilizam a conectividade do carro com mais frequência que os condutores dos veículos BMW. 

Importante dizer que os carros possuem eSIM, ou seja, o chip não é removível. Entre as operadoras que usam estão O2, Telefónica e TIM. Desde 2016 todos os veículos da BMW no Brasil têm conectividade de fábrica.

Além do 5G, a companhia quer avançar a sua plataforma conectada para outras tecnologias, como automação de direção e leitura de placas; temas que estão em começo de uso na Europa.