Em média, aplicativos são excluídos de smartphones depois de 5,8 dias do seu último acesso. Entre janeiro e julho deste ano, a Adjust analisou 8 bilhões de instalações de aplicativos em todo o mundo. Entretenimento é o tema mais vulnerável, já que os apps são desinstalados mais rapidamente: em média, duram menos de um dia após o último uso antes de serem removidos.

Outro dado interessante da pesquisa do Adjust é que quatro em cada 10 usuários do mundo todo reinstalam os aplicativos que excluíram.

Entre as plataformas os números são parecidos. Enquanto usuários de Android apagam o app depois de 5,8 dias do último acesso, quem possui iOS desinstala 5,9 dias depois. Usuários oriundos de fontes orgânicas costumam ficar 5,9 dias com o app instalado e, de fontes pagas, 5,6.

O estudo também mostra que dados específicos de verticais podem ajudar o marketing a descobrir os motivos pelos quais alguém desinstala um app.

Em um extremo do espectro, os aplicativos de entretenimento são descartados a uma velocidade impressionante: o usuário comum fica apenas meio dia entre a última sessão e a desinstalação. Se eles estiverem usando uma aplicação de entretenimento no iOS, ficarão por menos tempo: apenas nove horas.

Os aplicativos de estilo de vida têm uma vida útil semelhante, com os consumidores permanecendo por apenas um dia antes da desinstalação. Os usuários de aplicativos de estilo de vida provenientes de fontes pagas ficam por apenas três horas.

Na outra ponta, os aplicativos de e-commerce têm uma duração de aproximadamente 11 dias a partir da última sessão do usuário. Uma explicação pode estar nos hábitos do usuário: se alguém fez uma compra, é improvável que exclua o aplicativo logo em seguida e corra o risco de perder a comunicação pós-compra.

Com que frequência os usuários insatisfeitos reinstalarem um aplicativo?

A vertical de viagens tem a segunda maior expectativa de vida, com usuários aguardando por cerca de 10 dias antes de excluir o aplicativo. Como a maioria dos aplicativos de viagem tem uma única finalidade – por exemplo, alugar um carro, reservar um quarto de hotel ou fazer o check-in em um voo – os consumidores provavelmente o manterão durante a viagem e, em seguida, vão desinstalá-lo quando chegarem em casa.

Motivações

A alta rotatividade de aplicativos em um celular faz parte do seu ciclo de vida e há uma série de motivos para isso: pode ser que os usuários não tenham armazenamento suficiente em seus telefones e, portanto, tenham que fazer um revezamento entre os aplicativos que mantêm baixados. Um aplicativo com bugs também pode levar os usuários a desinstalar (e potencialmente deixar um comentário desfavorável também). Mas os motivos podem ser mais complexos, como design ou uma má experiência do usuário.

Reinstalações

Estilo de vida, social e jogos têm a maior taxa de reinstalação, todos acima da marca de 40%. Aplicativos de namoro, que geralmente se enquadram nas categorias de estilo de vida e social, podem contribuir para as altas taxas de reinstalação dessas verticais: eles provavelmente serão excluídos e reinstalados se os primeiros encontros não derem certo.

Os jogos também estimulam uma quantidade importante de reinstalações. O reengajamento dessa categoria é facilmente incentivado, já que muitos usuários serão atraídos de volta com a promessa de vidas extras, moedas ou níveis adicionais.