O brasileiro é desconfiado e concentra o maior número de consumidores cismados em compartilhar seus dados. São 78% preocupados em dar informações pessoais por meio de um dispositivo digital. Na comparação, a média mundial é de 53%. A falta de confiança em empresas que não conhecem faz com que 52% dos usuários estejam mais dispostos a comprar serviços ou aplicativos de empresas que conhecem e que lidam com dados pessoais de maneira transparente.

Os números são da pesquisa realizada pela HERE Technologies, que faz um retrato da mudança de atitude das pessoas em relação à privacidade e compartilhamento de dados. O estudo foi realizado com 10 mil pessoas (de forma online) de 10 países: Alemanha, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Holanda, Índia e Japão.

No Brasil, 36% dos entrevistados compartilham seus dados em prol da melhoria dos serviços e dos aplicativos. Já 32% dos brasileiros se disseram informados e afirmaram que sabem o objetivo das empresas que utilizam os dados de clientes. A média global para isso é de 26%.

A pesquisa da HERE mostra também que 44% provavelmente compartilhariam dados de localização se soubessem quando e para que seriam utilizados. Outra constatação feita pelo estudo é de que 68% dos usuários no País provavelmente compartilhariam se pudessem predefinir as preferências de compartilhamento de dados de localização como um procedimento padrão.

Ao perguntarem para qual segmento o consumidor brasileiro estaria disposto a disponibilizar seus dados, a HERE constatou na pesquisa que 78% dos usuários de aplicativos de mobilidade estão abertos a possibilidade. 67% dos clientes de aplicativos de mensagens e filmes/streaming aceitariam disponibilizar os dados. E os serviços de compartilhamento de vídeos e aplicativos de serviços públicos completam a lista com 59% e 41%, respectivamente.