Rodrigo My Cena

Rodrigo Martinelli, CRO da MyCena

O aplicativo britânico de segurança de senhas MyCena foi apresentado nesta semana para o mercado brasileiro. Com foco no segmento B2B, a empresa tem como objetivo chegar a 30 mil usuários no Brasil até o final do ano, para posteriormente crescer no resto da América Latina. Atualmente, o serviço tem 50 mil usuários no mundo.

“A nossa solução traz segurança com conveniência. Geralmente é um ou outro, como um cofre de senhas ou pastas. Ela traz passos de proteção que apenas um humano pode desbloquear”, disse Rodrigo Martinelli, CRO da companhia. “O nosso público são empresas de qualquer tamanho, com um até milhares de usuários”.

Com versões em inglês, português, francês e espanhol, o app tem funções de: gerador de senhas, três níveis de segurança (biometria do telefone, por deslize na tela reconhecimento de voz por frase), integração com PCs, painel para gestão corporativa, criptografia e armazenamento das credenciais no dispositivo do usuário.

Mais recentemente, o app recebeu uma atualização para proteger cartões de crédito e débito. Inicialmente, essa solução serve apenas para tarjetas de plástico – ainda não funciona em cartões ou carteiras digitais. Para o futuro, o MyCena ganhará um app para desktops (atualmente a aplicação funciona com extensão no Firefox, Chrome e Safari) e será lançada uma aplicação de cibersegurança.

Operação

A empresa contratará uma equipe para atuar no Brasil a partir de 2020. Contudo, não terá venda direta, mas com parceiros. Inicialmente, dez empresas atuarão como a MyCena no País. A expectativa é chegar a 25 parceiros até o final de 2020.

Martinelli descartou aquisições na região, uma vez que a companhia prevê um crescimento orgânico: “Hoje, para uma solução ter sucesso, ela tem que viralizar e ser atrativa economicamente. Pelo lado da viralização, nós queremos ser conhecidos pela performance da plataforma. E, pelo lado econômico, a MyCena acredita que todo mundo tem que ganhar (canais, vendedores, cliente, usuário)”.

No Brasil, o app chega a partir de R$ 8 mensais por usuário. Mais barato que a versão norte-americana, que tem o preço inicial de US$ 6 (R$ 25 na conversão atual). Além do aplicativo, a companhia oferecerá o MyCena As a Service, um serviço que entrega app, implementação e gestão do serviço de senha com um preço único mensal.

LGPD e GDPR

De acordo com Martinelli, a empresa traz a solução com foco em ajudar seus clientes na adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e para sua versão europeia, a GDPR. Citando dados do evento de segurança Black Hat, que acontece nos Estados Unidos, o executivo lembra que “70% das soluções de proteção de dados trabalham hoje com o pós-ataque”, enquanto a aplicação da MyCena atua nos “10% que protegem” contra um evento ataque ou vazamento. E, considerando multas de até 2% de receita anual da empresa, ele acredita que a prevenção é melhor do que uma punição por vazamento.