Ilustração: Cecília Marins

A WebSIA, empresa que desenvolve soluções digitais para o mercado corporativo, tem entre suas apostas para 2023 projetos de streaming de vídeo para empresas e projetos de banda larga fixa sem fio (FWA, na sigla em inglês), com a instalação de antenas de alta performance para captura do sinal 4G ou 5G em regiões remotas, relata Rodrigo Santos, vice-presidente de inovação da WebSIA, em conversa com Mobile Time.

A WebSIA fechou recentemente uma parceria com a Vimeo para fornecer sua plataforma de vídeo no mercado corporativo brasileiro. A ideia é que cada empresa monte “o seu próprio Netflix”, para distribuição de conteúdo a clientes e/ou funcionários através de apps para TVs inteligentes e smartphones, ou em sites na web. “A gente customiza a solução com todos os apps necessários e entregamos em três meses o que a empresa levaria anos para desenvolver sozinha”, explica Santos.

O principal caso de uso é educativo. Na plataforma da Vimeo, os vídeos podem ser interativos, com o espectador definindo os rumos da história. Dois projetos já foram implementados no Brasil, com um clube de futebol e outro na área de educação, mas os nomes das empresas ainda não podem ser revelados.

FWA

Em FWA, a WebSIA fechou parceria com uma fabricante dinamarquesa de antenas  capazes de captar sinal de cobertura móvel a até 35 Km de distância, afirma o executivo. O equipamento vem acompanhado de um roteador, para a distribuição do sinal local com Wi-Fi. O equipamento usa eSIM. Nos projetos, a WebSIA pode se encarregar de conseguir uma operadora, ou esta pode ser definida pelo cliente.

A WebSIA já acertou um primeiro projeto para a instalação de 200 mil antenas em quatro anos. Há negociações em curso também com montadoras, para instalar a antena em caminhões ou ônibus.