A Nokia planeja lançar seu primeiro tablet com o sistema operacional Windows 8 em junho de 2012. A informação foi passada pelo presidente da empresa na França, Paul Amsellem, em entrevista a um jornal francês, na última quarta-feira, 16.

Se confirmada, essa será a entrada oficial da Nokia no mercado mundial de tablets. E provavelmente a fabricante finlandesa será a primeira a lançar um produto com a nova versão da plataforma da Microsoft, fazendo valer a aliança com a empresa de software norte-americana selada em fevereiro deste ano. Os dois primeiros modelos de smartphones da Nokia com Windows 7.5 foram anunciados há poucas semanas na Europa.

O Windows 8 funcionará simultaneamente para tablets e PCs. A construção de plataformas multiaparelhos é uma tendência iniciada pelo iOS, que opera tanto em smartphones quanto em tablets da Apple. O mesmo caminho foi seguido pelo Android em sua mais recente versão, a 3.0. 

Chipset

O site Rethink Wireless, em sua análise sobre a notícia, prevê que a Qualcomm será a fornecedora de chipsets para o primeiro tablet da Nokia, provavelmente usando o modelo top de linha da família SnapDragon.