Três aplicativos de inteligência artificial generativa figuraram entre os cinco mais baixados no Brasil em outubro deste ano: Gemini, ChatGPT e Perplexity.
O Gemini, do Google, assumiu a liderança no país, com 6,5 milhões de downloads. O ChatGPT, da OpenAI, caiu para a segunda posição, mas com volume próximo ao do mês anterior: 4,7 milhões de instalações. Os dados foram levantados por Mobile Time na plataforma AppMagic e consideram downloads nas lojas App Store e Google Play.
A grande novidade foi a chegada do Perplexity ao ranking dos dez mais baixados no país pela primeira vez. Instalado 3,5 milhões de vezes em outubro, ele saltou 16 posições em um mês e se tornou agora o quinto app mais baixado no Brasil. Em comparação com setembro, quando teve 1,5 milhão de downloads, a quantidade de instalações do app de IA generativa cresceu 133%.
A ascensão do Perplexity é explicada pela parceira com a Vivo, que oferece o serviço de IA generativa como um benefício para vários dos seus planos. De todo modo, seu crescimento não acontece apenas no Brasil: o Perplexity foi o 11º app mais baixado no mundo em outubro, de acordo com a AppMagic.
Na lista dos 10 mais baixados no mês passado no Brasil, chama a atenção a entrada de dois novos jogos: Level Devil – Not a Troll e X-Clash: Challenger. E três apps saíram do top dez: Nubank, Temu e Dramabox.

A imagem no topo foi produzida por Mobile Time com IA

