A Oi anunciou hoje seu novo serviço de TV por assinatura, que utiliza uma rede de fibra ótica instalada na casa do cliente para transmitir os vídeos sobre uma tecnologia conhecida como IPTV. Uma das principais novidades é a integração do serviço com smartphones e tablets, por meio de dois aplicativos móveis desenvolvidos para Android e iOS, o "Oi Remote" e o "Oi Go", que estarão acessíveis na App Store e na Google Play dentro de poucas semanas. Uma versão para Windows Phone 8 está pronta, mas ainda não tem previsão de lançamento.

O "Oi Remote" transforma o dispositivo móvel em um controle remoto. Além das funções básicas de troca de canal e visualização da grade de programação, o app permite exportar mídias contidas no smartphone para a tela da TV, como fotos e vídeos. Esse tipo de aplicação, hoje restrito a algumas TVs inteligentes, agora passa a estar disponível em qualquer TV, de qualquer fabricante, já que todo o trabalho é executado pelo app e pelo set-top box conectado à TV. Outras vantagens sobre o controle tradicional é o fato de ser touch screen, logo, mais fácil de manusear, e não precisar trocar pilhas.

O segundo app se chama "Oi Go" e funciona como uma extensão do serviço de TV por assinatura da Oi, na tela do smartphone ou tablet. Nele, é possível assistir à programação ao vivo, através da rede celular ou Wi-Fi, onde quer que o assinante esteja, até mesmo do outro lado do mundo. O problema é que por enquanto há apenas seis canais disponíveis sobre um total de mais de 100 presentes no pacote de TV a Oi: Band News, Band, Band Sports, Canal Oi, PlayTV e Woohoo. Esses foram os únicos até agora a liberar o acesso em dispositivos móveis. A empresa está negociando com os demais. O app também disponibiliza um serviço de locadora virtual (vídeo on demand), similar ao Netflix e ao NetMovies, com mais de cinco mil títulos, entre filmes e séries. Para usufruir do app é preciso ter uma senha de assinante da Oi.

O serviço de IPTV com fibra em casa (FTTH, na sigla em inglês) da Oi está disponível por enquanto apenas na Barra da Tijuca e em alguns bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro. A expansão para outras capitais deve acontecer ao longo de 2013.