A TIM e a Samsung lançaram uma promoção especial de Natal que vai sortear dez carros Nissan March entre os consumidores que comprarem smartphones Android da fabricante nas lojas da operadora. Cada aparelho da família Galaxy comprado vai gerar um número com o qual o cliente concorrerá no sorteio, a ser realizado no dia 1º de fevereiro. Para participar, é preciso comprar o smartphone até o fim deste ano. Capas de aparelhos e fones de ouvido também serão sorteados. Os vencedores serão comunicados por email ou telefone.

A TIM tem em seu portfólio 17 smartphones da família Galaxy da Samsung, com preços a partir de R$ 319, como o Galaxy Pocket Plus. Os aparelhos são vendidos desbloqueados. Clientes pós-pagos podem parcelar em até 12 vezes. A promoção foi batizada de Natal Tudo Azul.

Análise

Esse tipo de promoção conjunta entre fabricante e operadora é comum no mercado de telefones celulares, com uma única exceção: a Apple. Ao contrário dos concorrentes, a Apple não desembolsa um centavo em campanhas de marketing conjuntas com as teles, seja um mero comercial de TV ou promoções de maior porte, como esta envolvendo sorteio de carros. Contudo, entre fontes de mercado, existe a expectativa de que a Apple mude de postura se o desempenho nas vendas dos novos iPhones não atender as expectativas, o que pode acontecer pelo menos em relação ao 5C.