Nissan e DeNA iniciarão testes com serviço de mobilidade autônoma Easy Ride

A Nissan e a DeNa irão testar um novo serviço de táxi com carros autônomos no Japão com um pequeno detalhe: não há motorista ou monitor. Entre os dias 5 e 18 de março, a solução Easy Ride (Android, iOS) estará disponível para usuários teste de campo na região de Minato Mirai, distrito de Yokohama, província de Kanagawa.

Os passageiros – que se registraram previamente entre dezembro e janeiro – poderão pedir corridas em um raio de 4,5 km. O espaço abrange um itinerário entre a sede mundial da Nissan e o shopping Yokohama World Porters.

Ao todo, uma pessoa pode se dirigir a 500 lugares dentro do perímetro da prova de conceito.

Os locais podem ser escolhidos por meio de um tablet que estará dentro dos carros. Para pedir um veículo, o usuário deve baixar o aplicativo e se cadastrar. Após usar o serviço, o consumidor deve preencher um formulário relatando sua experiência.

Adicionalmente, o serviço de carro-robô (como fora apelidado pelas duas empresas) terá 40 cupons de descontos em restaurantes e em lojas do varejo local.

Primeiros passos

A ideia das companhias é que as informações dos passageiros e da direção ajude a aprimorar a solução. Embora não tenha condutor, a Nissan e a DeNA vão acompanhar as corridas por meio de um centro de monitoramento remoto. Depois dos testes de campo, as empresas pretendem ofertar o serviço em um espaço limitado e depois lançar para o resto do mundo em 2020.

Este é o primeiro teste público com carros autônomos como modelo de negócios. Uber, Google e outras companhias estão fazendo pilotos similares. Mas nenhum deles é aberto para usuários em geral. Normalmente, apenas funcionários das respectivas empresas e alguns convidados esporádicos usam seus veículos sem motorista.