A iniciativa de startups do Banco Central, Lift, terá foco em pagamentos instantâneos no próximo ano. A informação foi confirmada pela Cielo, um dos parceiros do regulador no projeto que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação no sistema financeiro de pagamentos brasileiro.

“Do lado do BC, além do Lift – que vai para a 3ª edição em 2020 -, eles terão o programa Lift Learning para universidades. Vamos participar dos dois programas. E eles anteciparam alguns desejos (como o foco em pagamentos instantâneos) para o próximo ano”, disse Gustavo Burin, head do Garagem, projeto de inovação da Cielo.

Sobre a quantidade de startups que participarão da próxima edição do Lift, Burin afirmou que esse número “é uma decisão do banco”. O executivo revelou ainda o desejo de expandir o Lift para outras localidades brasileiras, com intuito de entender e trazer mais ideias para o sistema financeiro.

Lift 2019

Em sua segunda edição, o Lift terminou o ciclo de desenvolvimento de protótipos nesta terça-feira, 17. Das 20 startups selecionadas no programa, 17 terminaram a etapa e concluíram seus protótipos. Uma delas é a Saxperto (Android), plataforma que permite o saque em dinheiro em comércios por meio de leitura de QR Code no app.

No Lift, eles contaram com a ajuda da Cielo para plugar sua plataforma a carteiras de pagamento, como explicou Tiago Godoi, sócio-fundador da fintech: “No Lift estávamos apenas com o MercadoPago. E depois fizemos várias conexões. Fizemos conexão com a Cielo para integrar com Original, Pagbank e Next. E conseguimos falar com outros bancos, como Neon, Safra e C6. Falamos com muita gente no mercado financeiro”.

Embora esteja plugada a esses bancos, a Saxperto inicialmente usa as APIs da Cielo, mas não roda com elas, pois há custos em seu uso. Godói explicou que, por enquanto, prefere fazer a conexão direto com carteiras e bancos para não gerar altos gastos à sua operação que começou neste ano.

Atualmente, a startup espera chegar ao final de 2019 com 100 pontos de saque em Porto Alegre. Estão ativas as carteiras de Mercado Pago, PicPay, Nubank, Pagbank e Agibank. No longo prazo, o objetivo da empresa é chegar a 150 mil locais para retirada de dinheiro, afirmou o fundador: “Queremos chegar aos médios e grandes varejistas. Mas dependemos de integração tecnológica. Esse é o nosso próximo desafio. Queremos ser uma solução única para saque. Para isso, queremos oferecer também saque na TecBan, Correios e lotéricas. Para complementar a solução de saques de carteiras”.

“Eles (Saxperto) fizeram um app para leitura de QR Code para saque no estabelecimento do cliente. O cliente tem que ter integração com carteiras. No começo ele tinha uma carteira. Eles tiveram sinergia conosco, pois nosso QR Code é agnóstico e tem 15 carteiras. Isso agilizou o processo, pois ele faria uma a uma”, completou Burin.

Próximas etapas

Além da Saxperto, as outras 17 startups que passaram para a próxima fase do Lift foram: Antecipa Fácil, Antecipação com Transparência, BluPay, Finid, Gavea Marketplace, Midas, Spin Pay, P2P Lending com Blockchain, Provi, Quadra Urbana, Saque Super Fácil, Saz, Transferhub, Vence Hoje e Wip. Depois dessa etapa, o BC deve exibir os protótipos em março de 2020. Na mesma época, o regulador financeiro detalhará o edital do Lift 2020.