Ilustração: La Mandarina Dibujos

O Discord (Android, iOS) anunciou que está adquirindo o Gas (iOS), aplicativo social baseado em enquetes, voltado a adolescentes, que permite a amigos compartilharem elogios uns com os outros de forma anônima.

A plataforma, lançada em agosto de 2022, está disponível nos EUA e Canadá e se popularizou principalmente entre adolescentes americanos, no fim daquele ano, com a proposta de ser um espaço digital mais positivo do que as redes sociais tradicionais. Nela, usuários participam de enquetes anônimas, cujos temas são sempre elogios. Vencedores das enquetes ganham um “fogo”. 

É como um “correio elegante” por meio de um app. Usuários, se identificando genericamente como “menino do segundo ano”, por exemplo, podem fazer perguntas ou afirmações, como “quem você admira secretamente?”, “quem é o melhor DJ da turma?”, ou “o sorriso dessa pessoa faz meu coração derreter”. Os adolescentes são apresentados a opções de colegas, nos quais podem votar. Um plano pago desbloqueia o “Modo Deus”, que dá dicas à pessoa para saber quem votou nela em enquetes.

Em outubro de 2022, o Gas ultrapassou o TikTok e o Instagram, sendo a rede social mais baixada na App Store nos Estados Unidos, naquele mês. Ele não está disponível para Android, por enquanto. De acordo com dados do Sensor Tower, o app alcançou 7,4 milhões de instalações e US$ 7 milhões em vendas dentro do app, desde seu lançamento.

Um app semelhante, criado por um dos fundadores do Gas, Nikita Bier, foi desenvolvido em 2017. Naquele mesmo ano, a Meta o comprou, mas resolveu descontinuar a plataforma, devido ao baixo uso, em julho de 2018.

“O Gas tem tudo a ver com elevar e capacitar uns aos outros por meio de afirmações positivas. Seu tremendo sucesso mostra a oportunidade que existe na criação de um lugar lúdico e significativo para os jovens”, escreveu o Discord, em comunicado. A plataforma informou que, no momento, o Gas continuará com seu próprio aplicativo independente. A equipe da plataforma de enquetes se juntará ao Discord.