A Nuvem Shop terminou o ano de 2018 no Brasil com 54% das vendas realizadas via dispositivos móveis e 46%, em desktops. De acordo com a empresa de comércio eletrônico, um ano antes essa proporção era de 55% para PCs contra 45% do mobile.

Por outro lado, as visitas aos sites que fazem parte da Nuvem Shop via dispositivos móveis tiveram ligeira queda, e passaram de 69% para 66% em 2018; enquanto as visitas às páginas via desktops subiram de 31% para 34%.

O volume investigado se refere a um total (em PCs e dispositivos móveis) de 1,1 milhão de vendas, o que resultou em um valor acumulado de R$ 275,8 milhões, 307 mil vendas. Foram R$ 89,5 milhões a mais que 2018.

Os segmentos de moda, vestuário, saúde, beleza e acessórios foram os que mais venderam via mobile. Nota-se que 84,8% das lojas venderam ao menos uma vez via dispositivo móvel durante o último ano.

No total, somando PC e mobile, o tíquete médio das lojas presentes na Nuvem Shop teve um aumento de R$ 1 na comparação ano a ano, indo de R$ 258 para 259. Contudo, o mobile teve um incremento de 12,8% ante 2017, com um valor médio e R$ 226.

Redes sociais e atendimento

Outro destaque da pesquisa da Nuvem Shop aponta para a importância das mídias sociais para o atendimento ao cliente. O WhatsApp, por exemplo, já responde por 88,5% dos atendimentos das lojas. Na questão de múltipla escolha, 77% já fizeram suporte por e-mail; 73,3%, por mídias sociais; 55%, por telefone; e 50%, por Facebook Messenger.

Em redes sociais, chama a atenção que 51% dos comerciantes fizeram campanha via Facebook Ads; 47%, no Instagram Ads; 28%, por Google Ads; e apenas 30% declaram que não investem em anúncios pagos. Isso mostra uma perda de espaço do Facebook e do Google, ao contrário do Instagram, que se mostra em ascensão. Antes, o Facebook era usado por 68,5% dos comerciantes do Nuvem Shop, enquanto o Google, por 38,7%. Os dados de 2017 do Instagram não foram apresentados.

A plataforma de e-commerce credita o desenvolvimento do Instagram à criação da funcionalidade de compras da rede social, lançada um ano atrás. Esse resultado pôde ser visto nas vendas dos comerciantes da Nuvem Shop via outros canais: 68,5% comercializaram via Instagram; 62,4%, via Facebook; 43%, via Mercado Livre; e apenas 10% não investem em outros canais.

Meio de pagamento e frete

Em relação aos meios de pagamento na Nuvem Shop, o PagSeguro é o principal na plataforma, com 47% das vendas. Em seguida aparecem Mercado Pago, com 16%, e Wire Card, com 14%. Em serviço de frete e entregas, 58% enviam suas mercadorias via correios, enquanto o frete personalizado responde por 35% e a retirada em loja física, 4%.