O Instagram pela primeira vez superou o Facebook em vendas através de smartphones na América Latina, indica dados compilados pela Nuvem Shop, plataforma de comércio eletrônico que atende a mais de 20 mil lojas online na região. A constatação se dá ao se comparar o último trimestre deste ano com o mesmo período de 2017. Um ano atrás, o Facebook respondia por 70,8% das transações em redes sociais registradas pela Nuvem Shop, enquanto o Instagram aparecia em segundo lugar (26,5%), seguido por YouTube (2,4%) e Pinterest (0,3%). Agora, no quarto trimestre de 2018, o Instagram assumiu a dianteira, representando 69,6% do total de transações. O Facebook caiu para a segunda posição (27%), seguido por YouTube (3,3%) e Pinterest (0,1%).

Isso se refletiu também no share de receita, em proporções parecidas. No quarto trimestre do ano passado, a divisão era a seguinte: Facebook (68,2%), Instagram (29,6%), YouTube (1,9%) e Pinterest (0,4%). Agora ficou assim: Instagram (68,7%), Facebook (28,4%), Youtube (2,6%) e Pinterest (0,3%).

A descoberta da Nuvem Shop é corroborada pelos números das pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, que confirmam um crescimento da presença do Instagram na homescreen do smartphone brasileiro desde dezembro de 2016. O aumento do uso do Instagram também foi notado na pesquisa sobre mensageria móvel Panorama Mobile Time/Opinion Box: seu relatório de agosto de 2017 tinha uma seção inteira dedicada à análise sobre o rápido crescimento desse aplicativo no País.