A Fiserv apresentou nesta terça-feira, 18, a First Data, solução que permite efetuar transações contactless de um dispositivo NFC para outro. Com apoio de Visa, PayCore e Samsung, a ferramenta foi usada na primeira transferência sem contato de ponta a ponta.

Para realizar este tipo de transação, basta o usuário encostar o seu cartão – ou dispositivo NFC – ao smartphone ou tablet do comerciante. Com isso, a ideia é reduzir os custos dos lojistas ao substituir as máquinas de POS por handsets.

No teste, a Samsung forneceu os smartphones com a solução da Fiserv. A PayCore disponibilizou o software para facilitar a transação, e a Visa aprovou a solução que autoriza o pagamento sem contato. Atualmente em piloto na Polônia, a companhia espera expandir esses testes para Europa, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

Vale lembrar, a PCI liberou a documentação no começo deste ano. O intuito é que empresas criem soluções para transações ‘contactless-to-contacless’ (C2C), ou seja, smartphones ou tablets podem ser usados como maquininhas de pagamento se o usuário tiver um cartão, smartphone, relógio ou pulseira com NFC.