Fiserv; Bin; NFCA Fiserv desenvolveu um aplicativo que possibilita comerciantes de utilizarem seus smartphones ou tablets como se fossem máquinas de POS. Denominado como Bin, o app emula uma maquininha para aceitar o recebimento de pagamentos em cartões de débito e crédito, ou de dispositivos móveis como relógios inteligentes ou celulares com carteiras digitais que tenham a tecnologia por aproximação NFC. A empresa multinacional desenvolveu a solução no Brasil em parceria com as bandeiras Visa e Mastercard e a nova opção de pagamento possui todos os protocolos de segurança de uma máquina de POS.

Bin está em fase de testes em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Campinas e encontra-se disponível a comerciantes que tenham uma penetração significativa de pagamentos sem contato. Ao todo, serão três meses de experimentações nesta primeira fase, com até 500 comerciantes. Ana Carolina Pavoni, diretora de produtos da Fiserv no Brasil, explicou em entrevista para Mobile Time que os testes devem mostrar como o ecossistema vai se comportar com a nova solução. “O projeto piloto vem para quebrar alguns tabus e entender onde a solução terá mais penetração”, resume.

Pavoni acredita que a ferramenta deve ser complementar para os comerciantes que já possuem máquinas Fiserv; Bin; NFCde POS, mas deve ser de boa serventia para os menores. “O app servirá de complementariedade para aqueles comerciantes que já possuem máquinas, mas deverá ser bom também para o pequeno, que precisa de uma solução mais barata, prática. Ele pode ser usado para o delivery de uma pizza ou como papa fila em um shopping, para agilizar o pagamento”, exemplifica a diretora de produtos da Fiserv.

Caso a primeira etapa demonstre que o aplicativo funciona como deve e houver aderência, haverá uma segunda etapa de testes, com mais comerciantes, e depois o produto estará disponível a todos. Segundo Pavoni, o app deverá também aceitar outras bandeiras de cartões.

Além do pagamento por NFC, o aplicativo permite acesso aos comprovantes de transações e envio por SMS, e-mail ou via outros apps. O estabelecimento poderá acessar um relatório de vendas e solicitar o estorno de vendas. No momento, a solução funciona em smartphones e tablets Android na versão 9 ou acima e necessita de conexão Wi-Fi ou 3G/4G.