A Visa e a Cielo divulgaram nesta segunda-feira, 18, uma parceria para trazer ao Brasil uma solução de transferência instantânea. Ela permite quatro formatos de pagamentos: P2P (pessoa física para pessoa física), na qual uma pessoa paga a outra usando credenciais como o número de seu celular, endereço de e-mail ou identidade na mídia social; C2B (consumidor para empresa), em que os consumidores enviam pagamentos a pequenas ou grandes empresas para o pagamento de contas, por exemplo; B2C (empresa a consumidor), em que empresas mandam fundos a consumidores usando o Visa Direct (um exemplo são as seguradoras que usam a solução para indenizar o segurado); e B2B (empresa para empresa), neste caso, companhias podem enviar fundos umas para as outras.

O valor segue para a conta de um cartão ou de qualquer outro dispositivo de pagamento de forma rápida, segura, sem atrito e em tempo real. É possível encontrar a transferência instantânea em mais de 30 países e, de acordo com a Visa, o Brasil é um dos primeiros a oferecer a tecnologia na América Latina.

Segundo Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos, Soluções e Inovação da Visa do Brasil, a expectativa é de que a transferência instantânea chegue a 10 bilhões de transações anuais.

A Cielo deve disponibilizar o Visa Direct para seus clientes ainda no primeiro semestre de 2019.