Nos primeiros 100 dias de governo, desde o início da nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Wi-Fi Brasil instalou 869 pontos de conexão à Internet, em 19 estados. No total, 771 escolas públicas foram beneficiadas, sendo 541 em municípios do Nordeste.

Além de instituições de ensino, o programa também prevê a instalação de antenas e roteadores em locais como delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários.

Parte das conexões à Internet do programa é feita por satélite (crédito: Pablo Le Roy/MCom)

A conexão à Internet é feita por meio de fibra óptica e satélite. O sinal é enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro desenvolvido para a transmissão de dados na banda Ka, que  cobre todo o território brasileiro e a Amazônia Azul. O satélite foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações (MCom) com apoio da Telebras e fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude.

UNICEF

Uma parceria firmada com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 10 de abril, ajudará no aprimoramento de iniciativas desenvolvidas pelo MCom, como o Programa Wi-Fi Brasil. O acordo tem por objetivo ampliar o acesso à Internet em escolas públicas de municípios vulneráveis. A parceria também marca o início do projeto Giga no Brasil, que busca fazer geolocalização e monitoramento da qualidade do acesso à Internet das escolas, em tempo real,