Há pouco mais de um ano, o Ministério de Saúde lançou o aplicativo Cartão SUS Digital (Android e iOS). Em teoria, o app é uma alternativa digital para o usuário ter acesso ao Cartão Nacional de Saúde via smartphone ou tablet, mas suas funções ajudam o paciente a organizar o cotidiano. Após realizar cadastro, o usuário terá em mãos seus dados pessoais e histórico médico por meio de quatro opções: Minha Saúde, Meus Exames, Meus Profissionais e Contatos de Emergência.

Em Minha Saúde, o usuário insere suas informações básicas (inclusive tipo sanguíneo e se é doador de órgãos), peso e altura e acompanha periodicamente a evolução de seu estado nutricional, além de informar as alergias que têm, quais medicamentos toma e quais vacinas recebeu na rede pública de saúde – portanto uma boa opção para acompanhamento de crianças.

Na seção Meus Exames, são adicionados resultados de exames de pressão arterial e glicose para acompanhar a evolução ao longo do tempo. Na parte Meus Profissionais, o usuário pode cadastrar profissionais que cuidam da saúde. E em Contatos de Emergência é possível adicionar contatos de pessoas que podem ser acionadas em caso de urgência.

O aplicativo poderia ter mais opções interessantes, como leitor de QR Code ou barra para medicamentos, lista de unidades do SUS próximas por geolocalização, contanto instantâneo com Disque Saúde (136 – Opção 8) para emergência e dicas de saúde e bem-estar.

Até mesmo uma opção para a pessoa adicionar foto e ser reconhecida para pronto-atendimento poderia ser incluída – a pessoa que usa o Cartão Digital do SUS deve levar um documento com foto para reconhecimento. Ainda assim, o aplicativo é simples e uma das melhores opções de saúde em mobilidade já elaboradas pelo governo.