A quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus impactou diretamente o setor de serviços prestados por profissionais autônomos. Porém, a queda na demanda começa a diminuir, sendo contrabalançada por alguns segmentos específicos, como assistência técnica, design e tecnologia. É o que indica levantamento feito com base nos números do aplicativo GetNinjas (Android, iOS), que atua como um marketplace desses profissionais.

Na comparação feita com a semana de 8 a 14 de março, a última do período pré-pandemia, a maior queda registrada no app aconteceu durante a semana de 22 a 28 de março: quando a demanda foi 41% menor. Mantendo a mesma base de comparação, a queda foi diminuindo gradativamente, tendo sido de 11% na semana de 3 a 9 de maio, informa o app.

É importante, contudo, analisar separadamente por tipo de serviço, pois alguns tiveram impacto negativo e outros, positivo. Os prestadores de serviços para eventos, por exemplo, são os que mais sofrem com a quarentena. Na primeira semana de pandemia, de 15 a 21 de março, essa categoria registrou queda de 62% na demanda dentro do GetNinjas. E desde então a situação vem piorando, atingindo redução de 84% na semana de 3 a 9 de maio, em comparação com a última de pré-pandemia (8 a 14 de março).

Outro segmento com diminuição expressiva é o de serviços domésticos. Sua demanda caiu 42% na primeira semana de quarentena e chegou a atingir queda de 68% logo na segunda semana, mas agora se recupera devagar: registrou redução de 53% na semana de 3 a 9 de maio – as comparações são sempre com a última semana pré-pandemia (8 a 14 de março).

Assistência técnica, design e tecnologia

Por outro lado, profissionais de assistência técnica estão sendo mais procurados nesse período de quarentena. O segmento chegou a ter uma queda de 9% na segunda semana monitorada, mas depois, no período de 3 a 9 de maio, registrou alta de 40%.

Outra categoria em ascensão é a de “design e tecnologia”. Na primeira semana sua demanda caiu 22%, enquanto na mais recente, de 3 a 9 de maio, houve um aumento de 11%.