A TopMed é uma empresa que oferece serviços de telemedicina para operadoras de planos de saúde, setor público, corporativo, seguradoras, entre outros clientes. Nascida em 2008, a empresa assiste a mais de 2 milhões de vidas na iniciativa privada. Também nesse segmento, até a pandemia do novo coronavírus ser anunciada no mundo, a empresa prestava entre 400 e 500 atendimentos diários. Depois, o número subiu para 4 mil atendimentos. A partir de 16 de março, a companhia começou a prestar serviço para a prefeitura de Florianópolis/SC e, desde então, realizou mais de 50 mil atendimentos virtuais. De acordo com seu CEO, a empresa projeta um crescimento de 160% no número de vidas assistidas pelas soluções da TopMed até o final de 2020.

“Em tempos de pré-pandemia, tínhamos uma estatística de que conseguíamos manter em casa algo entre 50% a 60%. Ou seja, as pessoas conseguiam resolver suas questões de saúde pelo telessaúde. Em apenas um cliente, que possui conosco 400 mil vidas, fazíamos cerca de 600 atendimentos diários. Mas depois do novo coronavírus o número foi para 4 mil. Tivemos que nos readaptar”, explica o CEO da TopMed, Paulo Salvi. Ou seja, fizeram mais contratações.

TeleSUS

Paulo Salvi é CEO da TopMed

O número de funcionários também aumentou a partir de abril, para 1.950 depois da contratação de 1,6 mil profissionais da saúde (até o momento), quando a TopMed foi escolhida para ajudar a desafogar o Sistema Único de Saúde. Contratada pelo Ministério da Saúde. A empresa participa do serviço que começa no atendimento telefônico (136), pelo chatbot do TeleSUS ou app Coronavírus – SUS (Android, iOS). O serviço faz parte de um conjunto de ações que começa com o robô da Talk Telecom, que está ligando para 120 milhões de pessoas. De acordo com as respostas, se a pessoa apresentar sintomas moderados ou graves de Covid-19, ela é encaminhada para o atendimento humanizado realizado virtualmente pela equipe especializada da TopMed.

Depois do anúncio da pandemia, a empresa viu o número de atendimentos aumentar consideravelmente passando de 400 para 4 mil por dia. Vale reforçar que nesses dados não estão incluídos os atendimentos realizados para o Ministério da Saúde, mas apenas para empresas contratantes.

Florianópolis

Pouco antes de ser escolhida para oferecer telemedicina ao SUS, a TopMed foi selecionada para fazer o atendimento virtual para a prefeitura de Florianópolis/SC, que começou a realizar a telemedicina com a TopMed a partir de 16 de março, justamente no início do isolamento social. Assim, a expectativa de atender entre 400 e 500 pessoas por dia precisou ser reavaliada, uma vez que apenas no primeiro dia foram cerca de 7 mil atendimentos. “A coisa explodiu, realmente. A primeira semana foi pesada e fizemos alterações para poder atender a todos”, explica Salvi.