CEO da Alphabet, Sundar Pichai

O Google apresentou uma série de atualizações para seus aplicativos durante o Google I/O nesta terça-feira, 18. A companhia trouxe novidades como uso de realidade aumentada e inteligência artificial nos mapas, funções de colaboração em plataforma de trabalho e a tentativa de acabar com as senhas do usuário comum.

Mapas

Google

Elizabeth Reid, vice-presidente de engenharia Google

No Google Maps, a empresa apresentou algumas novidades:

  1. Usuários terão mapas customizados ao seu cotidiano, como mostrar em um deles quais cafés e restaurantes estão abertos.
  2. O consumidor será alertado sobre os melhores horários para visitar um local e evitar aglomeração;
  3. Em realidade aumentada, haverá ícones para destacar locais importantes, como o local de trabalho e restaurantes ao redor. Essa função terá detalhes como notas e avaliações dos usuários;
  4. Com uso de inteligência artificial, os mapas do Google trarão mais detalhes aos usuários, como semáforos e faixa de pedestre;
  5. Envio de rotas para evitar freadas bruscas por motoristas.

De acordo com Elizabeth Reid, vice-presidente de engenharia do Google, a companhia trará até o final do ano mais de 100 melhorias no Maps por meio de inteligência artificial. A única exceção será a função de AR, disponível nos próximos meses para 50 cidades, como São Paulo, Berlim, Seattle e Cingapura

Buscas

Google

Movimento da ginasta Simone Biles com Google Lens

Do motor de buscas do Google, a empresa adicionou movimentos de atletas famosos via Google Lens. Com isso, um usuário poderá ver uma manobra da medalhista olímpica Simone Biles ao procurar por ela nas buscas, por exemplo. Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, explica que a ideia é levar mais informações para este tipo de busca que, por sinal, é realizada mais de 3 bilhões de vezes mensalmente.

Em outro caso, a função “about this result” (sobre esse resultado da busca, na tradução livre do inglês) trará mais informações, como descrição, quando foi publicado, se é um conteúdo seguro e se é pago.

Shopping

Google

Bill Ready, presidente de commerce and payment do Google

Do Google Shopping, uma categoria que tem mais de 24 bilhões produtos cadastrados e 1 bilhão de buscas diárias, os usuários poderão tirar uma foto ou fazer um screenshot e procurar um produto com a ajuda do Google Lens. Outra novidade é que os usuários poderão adquirir produtos de vídeos publicados por youtubers. E, para quem deixa um produto no carrinho, haverá abas para lembrar o usuário. A empresa também adicionou um alerta de preço e etiquetas de descontos nos itens que o consumidor deseja.

Workstation

Apresentação de documento no Google Meet, novidade do Workstation

Na plataforma de trabalho corporativo do Google, Workstation, a companhia trouxe 12 novidades que chegam até o final do ano. São elas: o usuário poderá mencionar alguém de sua empresa em um documento ou reunião com “@”; adição de emojis no Docs; inclusão de sugestão de linguagens mais apropriadas na hora de escrever um texto, como posições de falas neutras e não masculinizadas; templates mais inteligentes, como transporte de informações de um evento do calendário; função de checklist conectado entre web e mobile no Docs; função de votação corporativa no Docs; possibilidade de apresentação de um conteúdo do Docs, Sheets ou Slides, direto no Google Meet; legenda em tempo real no Google Meet do inglês para espanhol, português, francês e alemão; criação de linha do tempo no Sheets; funções com assistência no Sheets; e editar documentos do Google Chat.

Senhas

Em segurança, o Google adicionará uma função para o usuário trocar as senhas armazenadas com um clique. Essa tecnologia chega por meio de um gerenciador de senhas, que, inclusive alerta o usuário se a senha que possui em um site é forte ou fraca. Esta solução será combinada com o Google Assistente, que passa a ter um botão “Change Password” (trocar a senha, na tradução livre do inglês).

O gerenciador de senhas chega inicialmente nos Estados Unidos, mas será levado para outros países e idiomas nos próximos meses.