A Visa criou uma empresa no Brasil chamada Visa Conecta para explorar outros meios de pagamento digital que não os tradicionais cartões de crédito e de débito, começando pelo Pix. Seu primeiro produto é uma solução de Pix por biometria.

“A Visa tem se posicionado como uma empresa de tecnologia de movimentação financeira. O cartão é uma forma eficiente e eficaz de mover dinheiro de um lado para o outro, mas não é a única. A Visa precisa estar onde o dinheiro está sendo movimentado”, explica Leonardo Enrique, diretor executivo da Visa Conecta, em conversa com o Mobile Time.

“A Visa Conecta nasce com esse propósito de ser um hub de desenvolvimento de novas soluções que não estejam atreladas ao mundo de cartões”, acrescenta.

O Pix por biometria da Visa pode ser integrado a diversas jornadas digitais, como lojas de e-commerce, carteiras digitais ou qualquer outro negócio que requeira transferências por Pix.

É usada a autenticação biométrica do próprio device, seja leitura de digital ou reconhecimento facial, mas integrada aos procedimentos de segurança da Visa, como o uso de tokenização.

Vale destacar que a Visa Conecta é uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central e opera o Pix por biometria como uma iniciadora de pagamentos via Open Finance.

Pix por biometria: a experiência do usuário

Na primeira vez que paga com a Visa Conecta, o usuário final é convidado a vincular sua biometria a uma conta bancária. O processo requer o seu redirecionamento para dentro do app da instituição financeira na qual reside a conta, para validar essa vinculação.

Depois disso, o consumidor consegue fazer qualquer outro pagamento com a Visa Conecta em qualquer outro e-commerce ou carteira digital que use a solução, sem precisar acessar o app do seu banco, apenas usando a biometria no device.

A Visa cobra do estabelecimento comercial uma tarifa fixa por transação, independentemente do montante transferido. O preço dessa tarifa varia de acordo com a negociação com cada parceiro.

O primeiro case público de Pix por biometria com a Visa Conecta é o VaideBus, serviço de recarga digital de transporte público. Além disso, há negociações em curso com vários outros interessados, inclusive gateways de pagamento, informa Enrique.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

Siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!

As ilustrações das matérias são produzidas por Mobile Time com IA