Criado e patenteado pela empresa sueca Fructel, o Gametel é um controle semelhante ao dos videogames e que pode ser conectado via Bluetooth a smartphones e tablets Android e iOS, permitindo a usuários uma experiência mais completa em entretenimento móvel. O produto foi homologado pela Anatel e chegará ao mercado brasileiro, importado pela distribuidora Abbley, a partir de 1 de agosto de 2012.

O Gametel é direcionado aos amantes de games que apreciam a ideia de jogar em seus smartphones e tablets mas sentem falta de botões de verdade, similares aos de um vídeogame. O produto segue um padrão de controle adotado pelos consoles de games atuais, com botão direcional, quatro botões principais, dois gatilhos localizados na parte superior do dispositivo, e botões centrais de seleção e início. Além disso, é composto por uma bateria interna com autonomia para até nove horas de uso contínuo.

O controle é acoplado ao smartphone utilizando um "braço" retrátil emborrachado, que proporciona um conjunto seguro, para que o smartphone não caia durante as partidas. Uma vez emparelhado, o controle automaticamente conecta-se ao dispositivo cada vez que é ligado. Para jogar, basta acessar o Android Market ou App Store e baixar os mais de 300 jogos compatíveis, já disponíveis para download, como Reckless Racing 2, Sleepy Jack, Trial Xtreme 2 e Virtual Tennis Challenge – para Android; e Air Attack HD, Temple Run, Ice Rage e No Gravity para iOS, entre outros títulos.

O dispositivo pode ainda ser utilizado em modo multiplayer, conectando simultaneamente até quatro controles Gametel em um mesmo device. Além disso, é compatível com Windows e Mac, bastando conectar com o computador via Bluetooth.

As vendas serão feitas pelo portal da empresa. Com um ano de garantia, o preço é de R$ 298,00, com frete incluso para todo o Brasil, podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros.