A Open Mobile Alliance (OMA) anunciou o lançamento de um novo padrão unificado para códigos de leitura óptica 2D (semelhantes aos QR Codes). A nova solução tem como objetivo unificar os padrões atualmente existentes, viabilizando que varejistas e anunciantes possam criar campanhas de publicidade baseadas em um padrão comum e acessíveis a partir de câmeras de smartphones.

O novo padrão OMA viabiliza a interoperabilidade dos ecossistemas de códigos de barras que atualmente estão fragmentados em soluções não-padrão. A OMA objetiva, portanto, resolver o problema decorrente da diversidade de modelos existentes, o que torna o modelo de código de barras não-escalonável para varejistas, anunciantes, fabricantes de aparelhos e operadoras móveis que desejam implementar o sistema para promover seus produtos e serviços.

No mercado japonês, onde três operadoras de celular já concordaram com a adoção de uma especificação comum para a leitura dos códigos, foi registrado um aumento significativo no uso desse tipo de ferramente de marketing pelos consumidores. Ainda não há previsão para a implementação do sistema no Brasil.