A Trevisan Tecnologia modificou seu modelo de comercialização de aplicativos móveis corporativos desenvolvidos com a sua plataforma, a uMove.me. Agora, em vez de a Trevisan vender os apps para empresas e dividir a receita com os desenvolvedores, a comercialização ficará sob a responsabilidade de parceiros. Estes podem ser tanto os próprios desenvolvedores dos apps, quanto integradores de projetos ou revendedores. Os parceiros pagarão à Trevisan uma taxa por cada usuário de app criado com a plataforma uMove.me. Os parceiros podem ter suas próprias lojas de apps e hospedá-las no portal da uMove.me.

A Trevisan conta atualmente 33 parceiros certificados, incluindo um no Chile e um no Uruguai. A expectativa é alcançar 100 parceiros dentro de 12 meses. Todo novo parceiro recebe um treinamento técnico e comercial, além de um acompanhamento de profissionais da Trevisan no planejamento de abordagem do mercado.  "Entregamos a plataforma como serviço, uma loja de apps customizada para o parceiro e material de marketing", explica Eduardo Arruda, diretor de novos negócios da Trevisan.

Os parceiros, especialmente integradores e desenvolvedores, têm liberdade para definir seus preços. No caso dos revendedores, a política de preço é mais rígida, pois eles não desenvolvem, apenas comercializam apps da Trevisan.

Apps

A uMove.me é uma plataforma de desenvolvimento de apps móveis para diversos sistemas operacionais, como Android, iOS, BlackBerry, Symbian e Java. Através dela, é possível criar um aplicativo nativo em questão de poucos minutos, assegura Arruda. Lançada há um ano e meio, a uMove.me acumula mais de 1,7 mil apps, entre aqueles criados pela própria Trevisan e por terceiros. Estão incluídas nesta soma algumas provas de conceito e automações de força de venda customizadas para diversos clientes a partir de templates. As regras de negócios são criadas na web, mas residem no app, o que permite que este rode off-line, explica o executivo.

Entre as empresas que utilizam apps desenvolvidos pela plataforma estão Azul Cargo, Danone, Intercity Hotéis, Grupo Pão de Açúcar, Senior e Seven Boys.