O portal de aplicativos móveis corporativos uMov.me, criado pela brasileira Trevisan Tecnologia, iniciou seu processo de internacionalização. Agora, os títulos presentes em seu catálogo estão sendo oferecidos para empresas de vários países da América Latina, graças à inclusão de quatro revendedores à lista de parceiros oficiais do portal: a consultoria de TI chilena Frontend Studios, a integradora uruguaia Dinámica, a integradora mexicana Netdeal e a desenvolvedora gaúcha com atuação internacional Portosys. Há cerca de dois meses a Trevisan passou a permitir a comercialização dos apps do portal por terceiros, sendo remunerada de acordo com a quantidade de usuários de cada solução.

A Frontend Studios é especializada em soluções de TI para grandes indústrias e pretende adotar apps da uMov.me para coleta de dados em criadouros de animais e em locais de extração de minérios. Nesses locais, as redes móveis nem sempre funcionam, mas os apps da uMov.me funcionam offline, transmitindo os dados a posteriori, quando há cobertura.

A uruguaia Dinámica, por sua vez, contará com o apoio de parceiros na oferta dos apps, dentre os quais o Indra, grupo espanhol com filial no Uruguai; a IntegrityLA, que atende o México; e a Tesis Oys, cujo foco é o mercado argentino. Em sua carteira de clientes estão o Banco Central do Uruguai e os Ministérios da Educação e da Saúde daquele país.

No México, a Netdeal é uma integradora homologada pela Telcel e pela Nextel. Será através dos canais dessas operadoras que os apps serão vendidos.

Por fim, a gaúcha Portosys trabalha principalmente com empresas de varejo em projetos de implementação de ERP. A Portosys informa que já está desenvolvendo a venda de aplicativos referentes a acompanhamento de ordens de serviços, automação de força de vendas e sistema de gerenciamento de armazéns. Sua expectativa é realizar cinco projetos até o fim de 2012 com aplicativos uMov.me. A empresa acredita que a parceria com o uMov.me vai proporcionar um crescimento de 20% de sua receita em 2013.