smartphones

As remessas globais de smartphones caíram 9% no segundo trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021. Os dados são da Canalys.

A Samsung se mantém em primeiro lugar, com uma participação de mercado de 21%. A empresa de análise de mercado atribui o percentual de market share ao aumento de oferta da série A, que são celulares de baixo custo.

A Apple ficou na segunda posição, com uma participação de mercado de 17%. A alta demanda do iPhone 13 é responsável pelo desempenho da empresa. Xiaomi, OPPO e vivo continuaram a lutar na China. As três registraram quedas de fatia de mercado, com participações de 14%, 10% e 9%, respectivamente.

Canalys; smartphones

Fonte: Canalys

De acordo com os analistas da Canalys, os fornecedores tiveram que ser mais cautelosos com suas estratégias de vendas no segundo trimestre. Os motivos envolvem uma economia mundial conturbada – com inflação alta –, demanda mais lenta e o acúmulo de estoque.

Os analistas também reforçam que a queda causa preocupações em toda a cadeia de suprimentos de smartphones. E, no curto prazo, os fornecedores procurarão acelerar as vendas diretas ao consumidor (sell-through), usando promoções e ofertas antes de novos lançamentos para aliviar a pressão de liquidez.

Ao contrário do ano passado, quando as remessas de smartphone tiveram incremento de 7%, este ano a previsão é mais cautelosa. A Canalys sugere que os fornecedores tenham uma colaboração profunda com os canais de venda para monitorar o estado do estoque e do fornecimento. Assim, será possível identificar oportunidades de curto prazo.