Houve uma queda de 1% nos envios de smartphones ao mercado global no terceiro trimestre de 2023, indicando uma desaceleração no declínio que aconteceu nos trimestres anteriores.

De acordo com a Canalys, a Samsung continua na liderança de market share (20%), seguida por Apple (17%) e Xiaomi (14%), que assumiu a terceira posição. OPPO (incluindo OnePlus) está em quarto lugar, com 9% de fatia de mercado, e a Transsion vem logo em seguida, também com 9%.

Vale dizer que Samsung, Apple, Xiaomi e OPPO registraram queda nas vendas na comparação no terceiro trimestre de 2023 com o mesmo período do ano passado. A Transsion foi a única entre os cinco principais fabricantes com aumento de 3 pontos percentuais ano contra ano.

Canalys

Apesar de estar na liderança, as remessas globais de celulares da Samsung estão em declínio. Destaque para Transsion, que se consolidou ma quinta posição do ranking da Canalys. Imagem: reprodução: Canalys

De acordo com a empresa de análise de mercado, a Huawei fez um retorno ao mercado doméstico importante, impulsionado pela nova série Mate de smartphones e as operadoras estão começando a estocar o produto para atender a demanda. Apesar do bom desempenho, a chinesa ainda não está em destaque no ranking e é computada no segmento “Outros”.

Enquanto isso, a Samsung reduz sua participação no segmento de entrada para se concentrar em rentabilidade e Xiaomi e Transsion expandem em mercados emergentes com produtos competitivos.

Por conta das incertezas macroeconômicas, a Canalys recomenda cautela aos fornecedores. As previsões sugerem queda nas vendas de smartphones a médio e longo prazo.