Com a necessidade de novas modalidades nos pagamentos móveis, a emissora independente Acesso fez recentemente uma parceria para se tornar responsável pelo gerenciamento do cartão pré-pago da PagSeguro. Ela atua como emissora que trabalha com cartões MasterCard. A PagSeguro entra, por sua vez, com a plataforma digital e distribuição dos cartões em sua rede de clirentes de mPOS.

"A nossa parceria tem como foco a mobilidade, hoje 40% da população brasileira não têm conta em banco, 50% recebem o salário em dinheiro e temos um alto índice de negativados", explica a diretora de marketing da Acesso, Flávia Deustch. "Isso é uma alternativa a uma conta bancária. E uma das formas de o produto ser conhecido é através de parcerias, como com a PagSeguro".

No modelo de negócios, o cliente não paga mensalidade ou anuidade, o custo é apenas com a tarifa da transação, divida entre MasterCard, PagSeguro e Acesso. "Qualquer um hoje com o celular e um aplicativo consegue ter uma forma mais simples e ágil de receber e gastar o dinheiro", completa Flávia.

Além da parceria com a PagSeguros, a Acesso ainda possui seu próprio aplicativo e site responsivo (adapta-se à telas de smartphones, tablets ou PCs) para Android, iOS e Windows Phone, com intuito de controle financeiro dos cartões pelos clientes.

Para os próximos dois meses, a executiva garante que o app receberá opção para pagamentos de contas (água, luz, telefone) e boletos. Sem revelar a quantidade de usuários, Flávia explica que o atual fluxo de clientes mobile (site e app) responde por 50% do tráfego total mensal.

Pré-pago

Com a opção pré-pago, os clientes das máquinas de cartões para pagamento móvel Moderninha poderão enviar os pagamentos recebidos no ambiente móvel para o cartão pré-pago, sem a necessidade de ter conta em banco. O foco do novo produto são os vendedores, que poderão usar o crédito pré-pago para fazer compras, mesmo negativado.

"A nossa ideia é oferecer soluções completa de pagamento com outro meio eletrônico, o cartão pré-pago, um experimento de benefício bancário. Os usuários vão contar com toda a praticidade do PagSeguro, através de todos os modelos de máquina de chips e solução do mobile", disse Alexandre Magnani, diretor de novos negócios da PagSeguro.

Porém, Magnani explica, para os próximos seis meses a empresa focará também no cliente final para vender o cartão. Os clientes da Moderninha não pagam pelo cartão. No entanto, os novos clientes da PagSeguro devem desembolsar R$ 12,90 para ter o cartão pré-pago.

No futuro, dentro do aplicativo do PagSeguro e de sua plataforma de e-commerce uma opção será inserida para o cliente poder fazer compras, pagamentos e transferência direto de um handset, atualmente só é possível controlar os gastos.