A partir das 14h (horário de Brasília), a Apple liberou o iOS 17 para seus usuários. O sistema operacional foi anunciado em junho deste ano e, entre os destaques apontados à época, estão as atualizações em seus aplicativos de comunicação: Telefone, FaceTime, Mensagens e AirDrop, além de um novo app chamado ‘Diário’.

Outro destaque é o teclado da Apple, que vai aprender a partir das correções manuais dos usuários. Neste caso, a pessoa deve tocar na palavra que precisa ser corrigida. O teclado também vai prever e completar frases ao digitar, o que lembra o recurso do Gmail, por exemplo.

O NameDrop é outra ferramenta nova. Ela permite que a pessoa compartilhe suas informações de contato com outro iPhone ou Apple Watch aproximando-os e escolhendo o que enviar. O mesmo processo de proximidade também funciona para outras interações de compartilhamento de arquivos AirDrop.

Disponível neste momento para residentes dos Estados Unidos e Canadá, o aplicativo de telefone passa a fazer transcrições automaticamente de mensagens de correio de voz em tempo real. Neste caso, o usuário consegue ver quem está ligando e entende o assunto da chamada, evitando, assim, que a pessoa atenda chamadas indesejadas.

No FaceTime, será possível deixar mensagens de voz e vídeo para o destinatário que não estiver disponível. As videochamadas também podem ser feitas em uma TV, usando uma Apple TV e uma câmera de iPhone ou iPad.

Dispositivos

Entre os dispositivos que poderão ser atualizados estão:

– os smartphones de 2018 em diante, ou a partir do iPhone XS ou mais novos;

– todos os tablets a partir de 2017, como iPad Pro 10.5 in ou o iPad de sexta geração de 2018 ou mais novos poderão instalar o iPadOS 17;

– e os relógios inteligentes Apple Watch a partir de 2018, o Série 4 ou mais recentes poderão instalar o WatchOS 10.

Vale reforçar que os dispositivos anteriores aos citados não recebem a atualização.