A Embratel anunciou, nesta segunda-feira, 18, o lançamento da solução de inteligência artificial (IA), Embratel Smart View, com o objetivo de realizar monitoramento de locais para aumentar a segurança e identificar possíveis riscos. De acordo com a empresa, a solução é voltada para grandes ambientes como fábricas, bancos, galpões de mercadoria, mas também casas lotéricas, condomínios, ruas e lojas de todos os tipos.

Para o funcionamento da solução, é necessário que a companhia contratante tenha uma câmera de seu ambiente, que possua integração com o Smart View, para melhorar a visualização de imagens e enviar as informações, que serão analisadas em tempo real, a partir de uma interface web ou mobile. A Embratel Smart View se integra a diferentes modelos e marcas de câmeras, sendo ou não de alta resolução.

A ferramenta de análise de vídeo possui um sistema de IA, com tecnologias de aprendizagem como o deep learning, reinforced learning, machine learning e natural language processing (processamento de linguagem natural, em português). Com isso, é possível identificar padrões de comportamento dos ambientes monitorados de modo automático, sem a necessidade de uma configuração prévia ou integração com outras bases de dados.

É um sistema inteligente de autoaprendizado e, por conta disso, consegue aperfeiçoar o acompanhamento de técnicos, direcionando o foco e atenção desses operadores. Também tem a capacidade de prever incidentes e até correlacionar eventos de diversas câmeras do mesmo ambiente. Pode ser treinada para identificar uma ação ou algum comportamento considerado suspeito, dependendo das solicitações feitas pelas empresas.

Dessa maneira, o sistema gera uma notificação sobre possíveis situações de roubos, podendo acionar antecipadamente a equipe de segurança. No caso do setor logístico, pode evitar roubos e ser incorporada em cabines de meio de transporte de carga, como trens ou caminhões, para evitar acidentes.

Já nas cidades, o serviço consegue auxiliar no processo de avanço de digitalização para torná-las cidades inteligentes. Com a solução instalada em diversas localidades dos municípios, pode ser feita, por exemplo, a identificação de locais e horários propensos a terem uma grande concentração de veículos. A partir disso, é possível organizar e programar semáforos para evitar pontos de trânsito intenso e acidentes pelas cidades.