O Pix por aproximação começa a cair no gosto dos brasileiros. Em agosto foram registradas 594 mil transações com essa tecnologia no Brasil, informa o Banco Central. É um crescimento de 17 vezes frente às 35 mil transações feitas em julho. O número, contudo, ainda é pequeno quando comparado com as outras modalidades de Pix. No mesmo mês de agosto houve 2,48 bilhões de transações por chave Pix e 2,49 bilhões com QR code dinâmico.

O Pix por aproximação pode ser utilizado através do aplicativo da carteira do Google, em smartphones Android, ou pelos apps de alguns bancos que incluíram essa funcionalidade.

No caso do Google, o caminho para cadastrar e pagar com Pix por aproximação é o seguinte:

1) No app da Carteira Google, o usuário escolhe o seu banco a partir de uma lista daqueles que estão integrados ao serviço – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Nubank, Santander e diversos outros estão disponíveis.

2) O app do banco escolhido é aberto automaticamente solicitando a autorização para a vinculação da conta, com a senha bancária.

3) Aquela conta passa a ficar disponível dentro da carteira Google para pagamentos por aproximação. O app também pode enviar Pix para outras pessoas ou empresas, informando a chave do recebedor, ou mesmo pagar com Pix por QR code ou com o método “copia e cola”, para compras na Internet. O pagamento dispensa o uso de senha: basta a autenticação biométrica.

Google e Pix por aproximação no Mobimeeting

A head of payments para a América Latina do Google, Natacha Litvinov, vai participar do painel de abertura do Mobimeeting Finance + ID, em um debate sobre os cinco anos do Pix e as perspectivas para o seu futuro. O evento acontecerá dia 11 de novembro, no WTC, em São Paulo, organizado por Mobile Time.

A programação atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!