Dentro da estratégia de melhora na eficiência operacional e foco em tecnologias voltadas a dados, a Vivo anunciou que já começou a efetuar refarming na frequência de 1,8 GHz, liberando capacidade do 2G para usar no LTE. De acordo com o CRO (chief resources officer) da operadora, Rodrigo Dienstmann, a empresa efetuou a limpeza de blocos de 5 MHz nessa faixa "em algumas cidades", com expectativa de fazer o mesmo com mais espectro ainda atribuído ao 2G. "Nossa estratégia é ser bem agressivo no 1.800 MHz nos próximos três a quatro anos e depois fazer isso com 850 MHz", declarou ele nesta terça, 18, na Futurecom, em São Paulo.

O propósito é aumentar a eficiência do espectro e também incrementar o LTE. Com a faixa de 1,8 GHz, a Vivo anunciou também que começa a oferecer o LTE-Advanced, agregando portadoras das faixas de 2,6 GHz (atualmente já usada com 4G) e de 700 MHz, que será liberada com o desligamento da TV analógica. Nas cidades onde não será possível ainda usar 700 MHz, fará a agregação em duas portadoras. Conforme contou Dienstmann, a operadora já realizou o uso simultâneo das três portadoras na cidade de Rio Verde (GO), a primeira a efetuar o switch-off da TV analógica.

Segundo a fornecedora Ericsson, a Vivo testou a agregação de três portadoras, totalizando 35 MHz, em São Paulo, utilizando antena com múltiplas entradas e saídas (MIMO 4×4) e tecnologias 256QAM para proporcionar velocidades acima de 530 Mbps. Na demonstração, a operadora usou equipamentos da companhia sueca, além do modem Snapdragon X16 LTE da Qualcomm.

Para o presidente da Vivo, Amos Genish, o cronograma da limpeza da faixa de 700 MHz não sofrerá alterações. "Não vejo mudança no pensamento do ministro (Gilberto Kassab), acredito que a timeline será mantida", declarou. Em São Paulo, o desligamento da TV analógica deverá ocorrer em 29 de março de 2017.